• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

- Publicado em 20/05/2020 às 10:44 - Atualizado em 20/05/2020 às 10:50

Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Baixar Imagem

COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

Preocupados com este longo período de isolamento social devido a Pandemia do COVID 19, a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS está dando continuidade as atividades do SCFV por meio remoto, através de ORIENTAÇÕES e INFORMAÇÕES.

 

Sendo assim, neste mês de maio as orientações estão sendo sobre um tema delicado, porém necessário O COMBATE AO ABUSO E EXPLORÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOELSCENTES.

 

Por que falar em violência sexual contra crianças e adolescentes?

 

Por dois importantes motivos: Primeiro, porque a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente ainda acontece em todo o Brasil. Segundo, para que o país supere essa grave situação, é preciso conhecer muito bem o problema. Isso vai ajudar você a proteger os direitos de crianças e adolescentes!

 

Por que 18 de maio é o dia nacional ao enfretamento á violência sexual contra crianças e adolescentes?

 

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.  Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Por que a flor amarela é o símbolo da campanha?

 

Desde 2009 utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

 

O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente, é uma ação que convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

 

As autoridades, orientadores e técnicos que cuidam dos direitos e da proteção das crianças e dos adolescentes, afirmam que estes nascem para serem bem cuidadas, para crescer, estudar, brincar, serem bem alimentadas e felizes. E não para serem vítimas de crimes que resultam em danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral.

 

Para que todos possam combater a violência contra crianças e adolescentes neste momento de pandemia, é necessário ter acesso a informações de qualidade e saber como proceder nessas situações.

 

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, Delegacia, Polícia Militar, CRAS ou Disque 100.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar