Morro Grande inaugura o CRAS

- Publicado em 14/02/2020 às 16:08 - Atualizado em 14/02/2020 às 16:11

Créditos: c Baixar Imagem

Na manhã de quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Morro Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social convidou autoridades e comunidade para inauguração do Centro de Referência de Assistência Social Ofélio Brina.

O local é uma unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. "Nossa secretaria possui imensa importância ao município, pois aqui tratamos os que necessitam da nossa atenção e que, muitas vezes, recebem o amparo necessário para não seguir com desafios maiores a outras secretarias, formando cidadãos de bem", destacou a secretária de Assistência Social de Morro Grande, Fabiana Spader Brovedan.

O CRAS de Morro Grande antes era em um espaço alugado. O pedido de um lugar próprio foi feito pela administração ao Programa Pacto por Santa Catarina, dentro da Proteção Social. Através do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), foi investido R$ 350.292,76, financiado pelo BNDES e executada pela Construtora NELGUI. "Dentre as nossas metas está ter espaço próprio e sairmos do aluguel. Hoje temos a casa própria do CRAS. O momento de entrega da obra é muito feliz para nós, pois estamos deixando um legado ao município", declarou o prefeito, Valdionir Rocha.

Sempre presente em Morro Grande, o deputado estadual José Milton Scheffer enfatizou o empenho da administração na busca de recursos para o município. "O prefeito Valdo, vice-prefeito, Eduir e equipe apresentam muita humildade e eficiência na busca de benefícios aos moradores de Morro Grande. Esta obra vem para cuidar das pessoas no âmbito social. Parabéns a toda a equipe da prefeitura e da secretária Maria Elisa, para que esta obra pudesse ser entregue conforme as expectativas. Eles merecem nosso reconhecimento", frisou o deputado.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Maria Elisa da Silveira de Caro esteve presente durante o ato e elogiou o espaço. "Ao chegar vemos o cuidado e o capricho que todos apresentam com o CRAS. Estamos sempre na luta porque esta obra será para os usuários, para a família. Existe uma grande luta dos municípios até a entrega da obra e estar aqui hoje mostra como a administração buscou por este feito. Por isso e outros assuntos é que devemos todo nosso respeito aos gestores municipais", enfatizou ela.

Ao iniciar o pedido, o espaço que hoje está instalado o CRAS seria para a construção da Câmara de Vereadores. Devido a urgência e importância, os vereadores aprovaram e disponibilizaram o local para a obra. "Sem a aprovação dos vereadores não conseguiríamos. Morro Grande sempre quer mais. Tenho orgulho de estar aqui e por ter pessoas tão empenhadas nesta busca conosco", relatou o vice-prefeito, Eduir Marcelo.

O equipamento conta com 169 m², sendo construído dentro dos padrões exigidos pela acessibilidade e espaço físico, compatível com o trabalho social. "Hoje mais de 30 famílias recebem atendimento, sete com acompanhamento e diversas oficinas para os usuários da assistência social, de todas as idades", declarou a assistente social do CRAS de Morro Grande, Viviane B. Castanha.

Dando nome ao CRAS de Morro Grande, a família de Ofélio Brina esteve presente mostrando a satisfação da homenagem. "Gostaria de agradecer a administração por esta obra. Meu pai foi um homem ativo e ajudou muito nosso Morro Grande. Nos traz grande felicidade ver o nome dele aqui", relatou o filho, Edelberto F. Brina.

O novo Centro de Referência de Assistência Social está localizado na Rua Irmãos Biff, próximo a Prefeitura Municipal, no Centro de Morro Grande, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7:30hs as 11:30hs e das 13hs as 17hs.