Deixando de fumar sem mistério

- Publicado em 08/06/2017 às 09:34 - Atualizado em 08/06/2017 às 09:34

Pensando em atender a comunidade de Morro Grande foi elaborado o projeto Deixando de Fumar sem Mistério` (Projeto Nacional) que teve a preocupação com o índice de morte no país, cerca de 200.000 pessoas por ano devido ao tabagismo e as altas taxas de mortalidade por câncer de pulmão entre as mulheres e os homens nos últimos anos.

O objetivo do Grupo é:

Oferecer o atendimento à comunidade fumante do município de Morro Grande

Promover educação em saúde em grupos sobre o Tabagismo;

Sensibilizar a comunidade assistida sobre os riscos do tabagismo, ação no organismo e dependência adquirida;

Prestar atendimento individual médico, social e de enfermagem, quando houver necessidade;

O projeto no município de Morro Grande foi implantado no 2º semestre de 2016, onde trabalhamos com dois grupos até o momento. A média de fumantes que deixaram de fumar foi de 60% no primeiro grupo e 50 % no segundo grupo.

Como todo o trabalho de dependência física e psicológica, há muitos obstáculos a serem superados é necessário muita força, perseverança e consciência por parte dos participantes. Porém com os resultados obtidos nos dois grupos trabalhados, nos remete a certeza de que é um processo extremante necessário para a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Quem estiver interessado em participar,  pode procurar a psicóloga ou a assistente social na Secretaria Municipal de Saúde.