PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL COLABORAM PARA MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO

- Publicado em 25/10/2016 às 14:06 - Atualizado em 25/10/2016 às 14:06

Muitos são os fatores que contribuem para a melhoria na qualidade do ensino. Entre eles podemos citar: a valorização dos profissionais, o envolvimento com a família e comunidade, espaço físico adequado e a capacitação continuada. Este último pode acontecer através de cursos, palestras, estudos e reuniões pedagógicas que são realizadas frequentemente em nossas escolas.

Desde 2013, nossa equipe de professores participa do PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que tem como objetivo garantir que toda criança termine o 3º ano dominando a leitura, escrita e interpretação. O Programa é destinado para os professores do 1º ao 3º anos, porém, vários profissionais participam dos encontros com momentos de estudo e planejamento de técnicas e atividades para nossos alunos.

O PNAIC em nosso estado é coordenado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) que realiza capacitações com coordenadores e orientadores que depois repassam para seus Professores nas Escolas.

Com o objetivo de divulgar esse programa a UFSC realiza uma seleção dos melhores planejamentos e a divulgação acontece nos seminários e publicação de revistas.

Mais uma vez a Escola EMEF Prefeito Dário Crepaldi foi destaque com a escolha de dois trabalhos desenvolvidos pelos professores Edevar Longaretti e Elisiane Mezari Menegon Magagnin. Os trabalhos pedagógicos foram escolhidos nos temas matemáticos (geometria e unidades de medidas) e foram desenvolvidos com alunos do 1º e 3º anos. Provando que investir em capacitação é garantia de trabalho bem realizado.

Parabéns a toda equipe: gestores, professores e alunos!

Texto e fotos: EMEF Prefeito Dário Crepaldi