• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município

Histórico

Publicado em 13/03/2015 às 08:37 - Atualizado em 08/10/2015 às 10:35

Os primeiros habitantes do município de Morro Grande chegaram ao local por volta de 1918. Ao derrubarem as primeiras árvores, para dar início as plantações, constataram que o local era cercado de morros, planaltos e planícies, por isso nomearam de Morro Grande.

As famílias das quais se tem registro na participação do nascimento da cidade são as de Jacinto, João e Paulo Biff; Primo, Vitório e Hérico Daniel; Pedro Dal Toé e de Torquato Feliciano Bitencourt. Eles eram descendentes de italianos que vieram de cidades próximas como Morro da Fumaça, Urussanga, Içara e Criciúma.

Apesar da simplicidade das casas e do modo de vida, a população se preocupava com a educação das crianças. A primeira escola municipal surgiu em 1919. Tinha como primeira professora Cesarina Machado, filha de Nicolau Machado de Souza, funcionando com muita precariedade numa casa particular. Sentindo a necessidade de um maior ensinamento às crianças, em 1974 o grupo escolar Ana Machado Dal Toé tornou-se verdadeiramente uma escola, que ensinava até o 1º grau. Só em 1994 foi criado o 2º grau e passou a ser o colégio estadual da região.

A religiosidade é algo forte no município, e a maioria da população é da religião católica, sendo assim, a primeira igreja foi construída em 1938, era uma estrutura simples, de madeira, no local onde hoje é a praça do município. Com o aumento populacional, no mesmo local, foi construída uma nova capela de alvenaria, em 1952. Mais tarde em 1964 foi fundada a atual igreja, chamada Capela Santa Cruz, por ser a padroeira da cidade. Existem capelas outras capelas pelo município, normalmente uma católica em cada comunidade, contudo existe lugar para cultos de outras religiões. 

Hoje a maioria da população vive na zona rural e trabalha na agricultura. A economia é baseada na produção de arroz, fumo, milho, madeira e também se destaca na produção de corte de frango.

 

Histórico Político

 

Em 1961 Morro Grande foi considerado um distrito, pela lei estadual nº 777, de 01-12-1961, no qual ficava subordinado ao município de Meleiro. O responsável pelo ato foi o então prefeito de Turvo, Antonio Dandolini. Na ocasião nomeou Líbero Sartori como o primeiro intendente distrital.

Permaneceu assim por anos, até que, em 1992 foi elevado à categoria de município com a denominação de Morro Grande, pela lei estadual nº 8559, de 30-03-1992, desmembrado de Meleiro.

Após ser verdadeiramente um município, ocorreu a primeira eleição, no dia 03 de outubro de 1992. Por meio de uma coligação dos partidos políticos (PDS, PMDB e PFL) em que foram eleitos Clélio Daniel Olivo como prefeito e Ivo Zuchinali  como vice-prefeito. Além disso, foram eleitos nove vereadores. A posse da equipe só aconteceu em 1º de Janeiro de 1993. 


Galeria de Fotos Históricas do município

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar